Cuide da bateria do seu carro

Ter o seu carro parado por longos períodos poderá trazer-lhe algumas surpresas com as quais possa não estar a contar, nomeadamente uma bateria descarregada!

 

Vamos dar-lhe algumas dicas para manter o estado de saúde da bateria do seu automóvel.

 

1 – As baterias normalmente utilizadas nos automóveis apresentam uma característica denominada taxa de auto descarga, ou seja, quando não são submetidas a cargas e descargas (que acontecem com o normal funcionamento do veículo), estas baterias tendem a perder a sua energia gradualmente. Quanto mais “pequena” e mais antiga for a bateria, mais rapidamente a sua energia se irá esgotar. Sempre que necessitar trocar a bateria, oiça a opinião do seu mecânico, que saberá aconselhar qual o componente mais indicado para o seu automóvel.

2 – Deve colocar o veículo em funcionamento, pelo menos de três em três dias, por um período mínimo de cinco minutos. Esta operação irá permitir ao sistema de carga do veículo restabelecer alguma da energia perdida pela bateria. Para além disso, irá ainda colocar em funcionamento os órgãos de lubrificação do motor, vitais para aumentar a sua longevidade. Durante este processo, deixe o motor a trabalhar ao ralenti. Lembre-se que o motor está frio e não deve acelerar o mesmo em vazio. Cumpra sempre as normas de segurança, evitando fazer esta operação num espaço fechado como uma garagem.

3 – Caso tenha essa possibilidade, deve colocar a bateria do seu automóvel em carga permanente, através de um carregador automático pulsado e de baixa amperagem, que irá gerindo o seu estado de carga. A nossa loja online dispõe de dispositivos que permitem fazer esta operação.
 






 

 

 

 

Ao colocar uma bateria à carga, deve ligar os cabos do carregador diretamente aos bornes da bateria do veículo. Caso estes bornes não estejam acessíveis, deverá procurar os bornes de arranque através do manual de instruções do veículo.

ferve_f2504

FERVE F-2504 - Carregador Baterias 12V 0.8 a 4A

REF: F-2504

Faça esta operação cumprindo os requisitos de segurança, como por exemplo a utilização de óculos de proteção, e trabalhe num local bem ventilado.
 

4 E no caso dos veículos híbridos e elétricos? Nestes modelos, é a bateria de alta tensão que mantem carregada a bateria de serviço de 12V, mas tal só acontece quando coloca o carro em função “Ready”. Assim, deve também colocar o veículo em “funcionamento” no mínimo de três em três dias, mantendo-o por um período mínimo de cinco minutos. Como consequência irá consumir alguma energia da bateria de alta tensão, tal como um motor de combustão irá gastar gasolina ou gasóleo durante este processo.

  • Facebook Hybrid Car Center

Visite-nos em São Domingos de Rana (Cascais)

Estrada Manuel Correia Lopes

Parque Empresarial Progresso - Armazém 10
(Car Academy)

2785-718 São Domingos de Rana

Tel:     214444513
Telm: 938627455

Horário de Atendimento Presencial e Telefónico:
2ª a 6ª das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

© 2020 Grupo J23M Car Academy - Formação e Consultoria, Lda | Todos os direitos reservados.

logoLR.png