Injeção Direta Gasolina

As normativas de despoluição em vigor para os automóveis, conhecidas como normas Euro, trouxeram um desafio enorme aos construtores: baixar as emissões de gases poluentes para a atmosfera, sem comprometer o rendimento dos seus motores.

 

Desde a entrada da Norma Euro I, em 1993, até à atualidade com a Norma Euro VI, emissões de gases poluentes, como o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos, os óxidos de azoto ou as partículas de fuligem, sofreram uma redução na ordem dos 95%. Tal foi possível com recurso a sistemas de tratamento dos gases de escape, como são os casos dos catalisadores, EGR´s ou filtros de partículas. Mas estes dispositivos não estão sós na luta contra as emissões de gases poluentes: uma tecnologia emergiu nas motorizações a gasolina, potenciando a sua performance ao mesmo tempo que reduz emissões para a atmosfera – a Injeção Direta de Gasolina.

 

Direta vs Indireta

 

Num sistema de injeção convencional, um injetor de combustível (gasolina) é colocado numa posição anterior à válvula de admissão do motor, ou seja, fora da câmara de combustão. Ao receber uma ordem da centralina, este injetor abre permitindo a entrada do combustível juntamente com o ar de admissão para dentro da câmara de combustão.

Neste sistema, que designamos injeção indireta de gasolina, a mistura ar/combustível é comprimida antes de existir uma ignição provocada pela vela. A injeção do combustível ocorre a uma pressão entre os 4 e os 5bar. Na maioria dos motores convencionais, existem tantos injetores de combustível como o número de cilindros do motor.


Já num sistema de injeção direta de gasolina, o combustível é injetado dentro da câmara de combustão, num processo muito idêntico aos motores Diesel equipados com sistema common rail.

A injeção de combustível pode ocorrer apenas depois da compressão do ar no interior da câmara de combustão, razão pela qual a pressão de gasolina é elevada a valores que podem atingir aos 200bar. Este sistema otimiza o tempo e a quantidade de combustível injetado, permitindo um aumento no rendimento do motor, ao mesmo tempo que baixa as emissões de gases poluentes para a atmosfera.

 

Injeção Direta e o GPL Auto

 

Nos sistemas de injeção direta de gasolina, todo o circuito de alimentação de combustível é diferente, comparativamente aos motores de injeção indireta. O sistema é mais complexo ao nível dos componentes, e com algumas especificidades de funcionamento no campo eletrónico.

Contrariamente aos sistemas de gás convencionais, que são equipamentos universais para utilização em praticamente todos os motores de injeção indireta, os kit´s de GPL Auto dedicados para injeção direta são configurados à medida para cada código de motor. Por exemplo, dentro de uma mesma motorização 1.4TSI do Grupo VW, existem vários códigos de motor. Para uns existem equipamentos de GPL, para outros não.

Outro pormenor que o utilizador deve saber é que, num veículo de injeção direta equipado com um kit GPL dedicado, existe um consumo simultâneo de gasolina. A percentagem deste consumo varia entre modelos e fabricantes, mas pode chegar aos 15%. Este consumo tem uma explicação: os injetores de gasolina, colocados dentro da câmara de combustão, sofrem permanentemente com as altas pressões e temperaturas dos cilindros. Ao injetar gasolina em simultâneo com o GPL, está a ser garantido o arrefecimento dos injetores (através da gasolina que passa no seu interior), aumentando a sua durabilidade.

No que aos valores diz respeito, instalar um modelo com injeção direta de gasolina terá um investimento mais elevado. Caso encontre valores muito díspares entre orçamentos de instaladores, tente informar-se junto dos mesmos se a cotação é a indicada para a motorização do seu carro.

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