Porque deve carregar o Ar Condicionado do seu carro?

Os tão esperados dias de Primavera estão a chegar, e com eles o aumento da temperatura ambiente. Mas será que o ar condicionado do seu automóvel está preparado para enfrentar os dias mais quentes, e proporcionar-lhe o conforto desejado?


O sistema de ar condicionado do seu automóvel é formado por um conjunto de componentes, através dos quais passa um fluido refrigerante, vulgarmente conhecido como “gás do ar condicionado”. Este fluido, para além das propriedades termodinâmicas que lhe conferem a capacidade de fazer frio (que na realidade nada mais é do que retirar calor), transporta também óleo para garantir a lubrificação de elementos, como por exemplo o compressor de ar condicionado. A esta mescla, irá sendo adicionada humidade, gerada pelo aquecimento e arrefecimento constantes do fluido dentro do circuito fechado. A médio prazo, esta humidade irá corroendo componentes e tubagens, danificando-os e originando fugas de fluido para a atmosfera. À problemática ambiental causada por estas fugas (os fluidos utilizados têm um elevado Potencial de Aquecimento Global), junta-se o facto do sistema de ar condicionado do seu carro deixar de produzir frio.




Como prevenir?

A forma mais fácil (e económica) de prevenir eventuais fugas e danos no sistema de ar condicionado do seu carro, é efetuar uma recarga, no máximo de dois em dois anos. Para além do fluido novo adicionado, é retirada a humidade do circuito, e será substituida uma porção de óleo do sistema. Esta operação é relativamente barata, quando comparada com a necessidade de substituição de elementos como o compressor, bastante mais dispendiosos. E não demora mais de uma hora.


O meu carro já utiliza o novo gás R-1234yf?

Como referi acima, os fluidos refrigerantes têm elevado Potencial de Aquecimento Global, pelo que a comunidade política internacional tem criado algumas restrições à sua utilização, bem como a substituição por alternativas mais amigas do Ambiente. Uma das alternativas, o gás R-1234yf, está no mercado desde 2011, e equipa grande parte dos modelos produzidos a partir dessa data. Este fluido tem um Potencial de Aquecimento Global muito baixo, mas em contrapartida é ainda bastante caro, quando comparado com o anterior R-134A. A melhor forma de saber se o seu carro já tem este novo gás é consultando o seu reparador.




Onde posso carregar o Ar Condicionado?

A Legislação Europeia apenas permite a intervenção de sistemas de ar condicionado, por técnicos certificados na Agência Portuguesa do Ambiente. Deve ainda optar por uma entidade que esteja rotinada com os procedimentos de intervenção em sistemas de ar condicionado atuais, uma vez que o gás R-1234yf é inflamável, e só deve ser manuseado por pessoal qualificado. Caso seja proprietário de um veículo híbrido ou elétrico, um erro na operação de recarga ao seu sistema de ar condicionado, pode resultar em avarias de montante avultado, ou inclusivé a danos físicos para o operador.


Quer fazer um check up ao sistema de Ar Condicionado do seu carro? Preencha aqui o formulário. Os nossos serviços administrativos entrarão em contacto assim que possível.

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