Filtros de Partículas: como prevenir avarias?

Os dispositivos filtros de partículas são uma das formas de combate à poluição nos automóveis. Porém, causam hoje grande parte das avarias nos motores a Diesel. Neste artigo, dizemos-lhe o que deve fazer para minimizar as avarias neste componente.



O que são os filtros de partículas?


Filtros de partículas (também conhecidos como DPF ou FAP) surgiram nos motores Diesel por volta do ano 2004, com vista à diminuição de emissões de partículas de fuligem (PM). A norma Euro 4, que entrou em vigor em 2006, restringiu bastante as emissões de poluentes para a Atmosfera, como são os casos das partículas de fuligem. A partir dessa data, grande parte dos construtores sentiram a necessidade de equipar os seus motores com sistemas de despoluição, ao nível dos gases de escape, sob pena de não obterem homologação europeia. Foi então que surgiram os DPF.


Um filtro de partículas é um elemento mecânico colocado na linha de escape, construído à base de carboneto de silício, e que retém as partículas de fuligem, até que aconteça a chamada “regeneração” do DPF. Esta regeneração consiste em incinerar as partículas de maior dimensão, reduzindo-lhes o tamanho e tornando-as inofensivas para os seres vivos. Esta incineração acontece a uma temperatura que ronda os 650ºC ao nível do DPF. Para atingir tamanha temperatura, os motores utilizam estratégias de funcionamento, como é o caso da injeção de gasóleo no tempo de escape, gasóleo este que para mais nada serve do que aquecer a linha de escape.


O filtro de partículas do meu carro tem manutenção programada?


Existe hoje um sem número de sistemas no mercado, pelo que a resposta a esta questão não pode ser direta. Motorizações como o caso dos Peugeot-Citroen (e todos os derivados das suas parcerias, como alguns Ford e Volvo), preconizam a substituição do DPF a uma determinada quilometragem. Mais, existe ainda um produto consumível, o aditivo do filtro de partículas, que vai sendo consumido ao longo do tempo, necessitando de ser reposto a uma determinada quilometragem. Note que este aditivo nada tem a ver com o AdBlue, cuja aplicação e funcionamento pode encontrar aqui.


Assim, aconselhamos o leitor a procurar um parecer técnico na sua oficina de confiança.


A manutenção e diagnóstico destes dispositivos requer ainda a utilização de ferramentas de última geração, de modo a permitir uma intervenção de qualidade.


O que devo fazer para aumentar a durabilidade do meu DPF?


O primeiro conselho que lhe podemos deixar, começa pela escolha acertada do carro para a utilização que faz no dia-a-dia. Grande parte dos utilizadores de veículos com filtros de partículas, utilizam-nos para os seus pequenos trajetos citadinos. Esta é a principal causa de avarias nos DPF. Estes dispositivos necessitam de trajetos frequentes em estrada ou auto-estrada, de modo a conseguirem realizar as regenerações por completo. Regenerações incompletas dão origem a colmatação rápida do filtro, e aumento da diluição de gasóleo no óleo, que pode levar à sua destruição do motor.


Ou seja, um carro com filtro de partículas não deve ser utilizado por quem faça poucos quilómetros diários, e esses mesmos quilómetros sejam realizados em percursos citadinos. Talvez nestes casos, a melhor opção passará pela utilização de um veículo a gasolina...


O segundo conselho que lhe podemos deixar, é o encurtar dos períodos de manutenção do seu carro, fazendo-o no máximo de ano a ano. Certo é que, por motivos de ordem comercial, os fabricantes preconizam as revisões muito espaçadas no tempo. Este fator leva a problemas graves nos sistemas de despoluição, como é o caso dos filtros de partículas.


Revisões frequentes, e com utilização dos lubrificantes indicados são atualmente a melhor arma para combater avarias nos filtros de partículas. A utilização de lubrificantes, que embora muito mais baratos, não garantem as especificações dos construtores, levam à deterioração dos elementos de combate à poluição, e consequente aumento da fatura de reparação destes componentes.


Outro dos conselhos passa pela utilização de aditivos de combustível, que visam facilitar a tarefa de incineração das partículas de fuligem. É sabido que a qualidade dos combustíveis que utilizamos pode levar a danos nos sistemas de alimentação e despoluição, pelo que a utilização de aditivos que melhoram as suas prestações é um bom investimento.



Encomende através da nossa loja online.

11 visualizações
  • Facebook Hybrid Car Center

Visite-nos em São Domingos de Rana (Cascais)

Estrada Manuel Correia Lopes

Parque Empresarial Progresso - Armazém 10
(Car Academy)

2785-718 São Domingos de Rana

Tel:     214444513
Telm: 938627455

Horário de Atendimento Presencial e Telefónico:
2ª a 6ª das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

© 2020 Grupo J23M Car Academy - Formação e Consultoria, Lda | Todos os direitos reservados.

logoLR.png